terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Matéria: Golo!

Goleadores de excepção... e se os trocássemos?

Jackson, Cardozo, Lima e Wolfswinkel já provaram que são realmente grandes goleadores, a questão que se discute diariamente nas conversas entre amigos é a tradicional "o meu é melhor que o teu!!!". Esta é uma questão pertinente e não é após o que vou escrever que a mesma fica totalmente dissipada, o que quero que fique aqui bem patente são as características que deles fazem indubitavelmente Homens-Golo. 

Jackson Martinez - Colombiano, 26 anos, pé direito, 1,84 cm, 75 kg. Alto, rápido e possante, este jogador destaca-se pela forma versátil com que aponta os seus golos. Embora o seu pé preferencial seja o direito Jackson não se inibe de usar o seu pé esquerdo na hora de facturar, assim como também já recorreu várias vezes á sua elevada estatura para marcar golos de cabeça. Esta época ao serviço dos dragões, já levou 24 vezes a bola a colar-se às redes adversárias em 27 jogos contando com todas as competições. Segura bem a bola fora da área embora esta não seja de facto a zona onde se sente mais tem encaixado na perfeição no estilo de jogo do FCP pois corresponde bem a solicitações vindas dos flancos e também a passes de ruptura verticais sejam eles efectuados pelo ar ou junto ao relvado.

Oscar Cardozo - Paraguaio, 29 anos, pé esquerdo, 1,93 cm, 87 kg. Alto, inteligente na desmarcação e com fortíssimo remate, Tacuara destaca-se pela forma letal como usa o seu pé esquerdo e como ganha invariavelmente as costas aos defesas contrários. Tem também no seu currículo alguns golos de cabeça e uns quantos com o pé direito. O ponto forte do paraguaio, leia-se mesmo forte literalmente, é o seu pé esquerdo que quando tem espaço para armar remate se torna quase como um penalti dentro ou nas imediações da grande área. Não é dotado a nível de finta mas desengane-se quem o acha pouco dotado tecnicamente, pois a técnica e a finta são coisas distintas e Cardozo apresenta uma elevada qualidade na receção, no remate e até na forma como por vezes faz de pivô. Leva esta época ao serviço do SLB 21 golos em 24 jogos em todas as competições. Forte a corresponder nas solicitações vindas dos flancos, nas verticais revela dificuldades quando o passe não é endereçado directamente para o seu pé mas quando assim é demonstra relativa facilidade em virar e rematar forte e colocado. Faz ainda das bolas paradas armas perigosas embora esta época não esteja tão assertivo como nas anteriores.

Lima - Brasileiro, 29 anos, pé direito, 1,78 cm, 78 kg. Veloz, possante e lutador, Lima tem como armas a velocidade e poder de choque conciliadas com um facilidade de remate incrível com ambos os pés. Ganha inúmeras bolas no confronto físico e tem uma mobilidade na frente de ataque a toda a largura do terreno e isso faz com que deixe os defesas adversários fatigados após o enfrentarem durante 90'. Lima tem uma polivalência que lhe permite jogar sozinho na frente como avançado completo, acompanhado nas costas jogando mais fixo, ser ele o apoio de um homem de área fazendo a posição de vagabundo nas costas do mesmo ou até mesmo descaindo para uma das alas, preferencialmente a esquerda. Tem esta época com as cores do SLB 19 golos em 30 jogos. Perigosíssimo quando servido nas costas da defesa devido a sua velocidade, responde também com classe a solicitações dos flancos de preferência rasteiras para entrada em velocidade.

Wolfswinkel - Holandês  24 anos, pé direito, 1,86 cm, 74 kg. Escola tipicamente holandesa a fazer da antecipação e movimentações ao primeiro poste as suas melhores armas. É à imagem do que acontece com Cardozo no Benfica um mal amado no seio dos adeptos leoninos mas o que é certo é que apresenta uma média de golos bastante interessante se tivermos em conta o mau momento da equipa em geral, ou seja, Ricky, mesmo no pior Sporting de que há memória, já vai com 12 bolas nas redes esta época com a camisola verde e branca em todas as competições em que participou. Não sendo um velocista é rápido no ataque a bola para finalização, apresenta bons níveis de aproveitamento nas finalizações a um só toque e faro para estar no sitio certo no momento exacto. Como referi antes é eficaz a atacar o primeiro poste e estas são as solicitações mais indicadas para ver o Lobo a facturar, também consegue ganhar bem as costas da defesa fazendo uma movimentação de induzir o defesa em erro. Apresenta algum nervosismo quando enfrenta situções de 1 para 0 perdendo muitas vezes, nestes casos, os duelos com os guarda-redes.



Ora o que proponho aqui é que pensemos um pouco nestes 4 "meninos" e que púnhamos a hipotética possibilidade de todos eles trocarem de equipa:

Jackson, Cardozo ou Lima no Sporting - Com este Sporting não acredito que qualquer um dos três apresentasse números muito diferentes de Ricky Van Wolfswinkel. Quando uma equipa está sem confiança quem mais sofre são os seus pontas de lança. O jogo não flui, o caudal ofensivo é baixo logo a eficácia imposta é muito superior, algo que funciona como efeito contrário, aumenta a pressão, aumenta o nervosismo  e é difícil de manter a frieza  na altura em que a oportunidade aparece. Posto isto penso que o único que poderia fazer alguma diferença seria Lima pela melhor relação que tem com a bola fora da área e pela capacidade que tem de criar as suas próprias oportunidades. Isto porque os Leões não são uma equipa que ganhe muitas vezes a linha de fundo derivado do facto de jogarem com extremos invertidos que usam como movimento preferencial a diagonal para o centro à procura de espaço para o remate, à excepção de Capel mas mesmo este, apesar de ser o melhor assistente, quando cruza fá-lo, maioritariamente, sem critério.

Wolfswinkel, Cardozo ou Lima no Porto - Aqui a situação é o oposto do caso criado anteriormente. Uma equipa madura com um fio de jogo personalizado que usa o momento certo para o movimento de ruptura criado, quer por diagonais feitas pelos alas ou por passes a rasgar para o homem mais adiantado. Aqui penso que qualquer um deles teria sucesso embora pense que dada a maior mobilidade talvez levassem vantagem Lima e Wolfswinkel.

Wolfswinkel ou Jackson no Benfica - Qualquer um seria uma excelente adição, quer jogasse sozinho, quer fosse o companheiro de Cardozo ou até mesmo companheiro de Lima. A situação que mais curiosidade me traz seria ver uma dupla Wolfswinkel/Cardozo, os mal amados. Um forte a ganhar as costas e a rematar de qualquer sitio o outro especialista na antecipação e no ataque ao primeiro poste e ainda móvel fora da área a vir, por necessidade, buscar jogo às linhas. Embora pense que Jackson teria sucesso garantido qualquer que fosse o cenário criado. É um posso de força, forte na finalização com os dois pés e a cabeça, passada larga que lhe dá velocidade, interessante domínio de bola com os pés, e um extraordinário posicionamento dentro da área, tinha tudo para vencer no futebol atacante de Jesus.

Curiosidades:

Jackson tem uma percentagem de 88.9% na relação entre os seus golos (24) e jogos por ele disputados (27) e  de 39.3% na relação de golos por ele apontados (24) e o total de golos da equipa (61).
 Cardozo tem 87.5%, entre golos seus (21) e jogos em que participou (24) e de 28% na relaçõ dos seus 21 golos para os 75 que foram marcados ao todo pelos encarnados, nesta última relação Lima e os seus 19 golos aproximam-se a nível de percentagem (25.3%) com a de Cardozo mas relacionando os mesmos 19 golos com os 30 jogos jogados pelo brasileiro a percentagem é de 63.3%.
Wolfswinkel e os seus 12 golos apresentam uma percentagem de 41.4% para os 29 jogos que disputou e de 38.7% para o total de golos apontados pela equipa que foram 31.






  

Sem comentários:

Enviar um comentário