segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Podia...!!! Mas não foi...

Nesta semana passaram-se coisas muito... inesperadas!

Já se desconfiava que...

Parte I

... a selecção não encarasse o amigável com o Equador de forma séria.  Não me vou alongar na análise a este jogo porque acho tendo esta atitude espelha por si só a forma como os jogadores encaram este jogo. Desrespeito!! Por nós adeptos e pelo adversário também!

Parte II

... o Sporting tremesse com o fantasma dos maus resultados novamente perante um Marítimo eficaz,  a dúvida era apenas uma, se apesar da falta de confiança seriam ou não os jogadores capazes de se superarem e regressarem às vitórias, não foram. O Sporting mostrou que pouco mudou afinal.  Encaram o jogo de outra forma, é facto,  aqui e ali vêem-se jogadas de qualidade,  também é um facto,  mas o resultado vai dar no mesmo.  Os jogadores não têm confiança. O jogo não flui de forma natural e a equipa expõe-se constantemente ao tipo de jogo dos adversários. Logo aos 18' nasceu o primeiro e único golo do jogo apontado por Suk. Dai para a frente foi o que já comentei anteriormente. Coração mas com pouca organização.

 Não se esperava...

 ...que o Benfica já sabendo de antemão que a Choupana é um terreno delicado entrasse completamente a dormir e que aos 5', momento em que Diego Barcellos fez o golo para os da casa, os encarnados já tivessem a consentir a terceira(!!!) jogada de perigo para a sua baliza, esta terceira foi de vez. Nada de novo nesta época para o Benfica já que estamos habituados a ver esta equipa a virar resultados, e assim foi, Mexer deu uma ajuda aos 15' ao desviar para a própria baliza o cruzamento de Luisinho e Urreta aos 37' marcou um golão ao apontar na perfeição um livre directo. O que é novo é o facto do Benfica ter permitido novo empate. Numa altura em que estava por cima entrando forte na segunda parte o Benfica deixou o seu flanco esquerdo defensivo a descoberto e Candeias descobriu Mateus ao segundo poste que com remate de primeira rasteiro bateu Artur que não ficou muito bem na fotografia, 2-2 aos 53'. Ora nem nós nem os jogadores do Benfica estam habituados a este renascer do adversário e talvez daí tenha vindo a encapacidade de nova reacção e também o nervosismo demonstrado no final do encontro em que aconteceram três expulsões, Cardozo e Matic para o Benfica com vermelhos directos e Marçal para o Nacional com acumulação de amarelos. Uma nota para um erro de avaliação de Jesus, Urreta a fazer um jogo fortíssimo foi a asa escolhida para sair aquando da entrada de Cardozo a meu ver teria sido uma melhor aposta tirar Sálvio e passar Gaitan do centro para a esquerda e Urreta da esquerda para a direita. Sálvio teve tarde para esquecer.

 Muito menos...

 ...que o Porto cedesse pontos em casa perante o Olhanense. Targino aos 7' marcou o golo dos visitantes num contra ataque rapidíssimo, Jackson empatou aos 55'. Grande espírito de sacrifício dos algarvios no combate com nova demonstração de força da equipa Portista. A diferença entre os empates dos líderes esteve apenas na postura. O Porto teve uma postura regular, dominadora do inicio ao fim do jogo, raramente permitiu qualquer tipo de saidas por parte dos homens de Olhão chegando este domínio a ser sufocante. A eficácia não foi a melhor e até uma grande penalidade foi desperdiçada mas tirando esse "pormenor", mais uma grande exibição do Futebol Clube do Porto.

Ou seja, resumindo, a selecção podia ter-nos dado uma imagem de força, podia... mas não deu!
O Sporting podia ter voltado às vitórias perante os seus adeptos e afastar o estigma dos maus resultados, podia... mas não voltou!
O Benfica podia ter vencido o Nacional e "ficado no cadeirão" a assistir ao deslize Portista mais tarde, podia... mas não venceu!
Por fim o Porto podia ter-se isolado na frente ganhando naturalmente em casa ao Olhanense depois de ter visto o Benfica empatar na Choupana, podia... mas não se isolou!

Sem comentários:

Enviar um comentário