quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Champions: Jornada 2/Dia 1

Jogar pelo seguro

O Benfica fez hoje o seu primeiro jogo caseiro nesta edição da Champions nada mais nada menos que contra o poderoso Barcelona.
A estratégia montada por Jorge Jesus não foi de todo errada mas penso que exagerou no encolhimento da equipa. A ideia seria fazer contenção defensiva longe da sua área e esperar o melhor momento do jogo com que o Barça adormece o adversário para atacar a bola e sair numa transição ofensiva rápida. Boa ideia mister!! Mas não deveria Aimar ter jogado de inicio visto ser melhor executante desse tipo de transições, ao invés de Bruno César que teima em mostrar dificuldades em decidir quando é alvo de pressão alta( Bruno é um bom jogador mas precisa de muito tempo para receber, levantar a cabeça e executar)? E Lima? Será o avançado mais adequado para ser sacrificado num jogo destes? Não terá Rodrigo mais pulmão para fazer pressão constante sobre os últimos homens catalães? (em parte percebo Jesus, Lima fez 3 golos em 100 minutos, tirar-lhe a titularidade poderia originar uma quebra de confiança). De qualquer das formas não acho que o Benfica tenha estado mal. Apesar dos 74% de posse de bola o Barça rematou menos que o Benfica. Na posse de bola que o Barcelona faz apenas 50% é, se se pode assim dizer, objectiva. Estratégia? Sim! Mas já vi este mesmo Barça a encantar com estes números de passes e posse de bola conseguida muito mais à frente no terreno de jogo.
O SLB, neste filme, decorou bem as falas mas deixou fugir algumas deixas. Aos 6' Alexis fez o 1-0 para o Barça. O Benfica reagiu bem e Lima e Sálvio tiveram perto de empatar, aos 55' Fábregas fez o 0-2 e assim terminou o encontro. Garay, Melgarejo, Matic, Enzo, Gaitan e Sálvio tiveram exibições positivas. Maxi, Bruno César e Jardel tiveram algumas dificuldades em sair a jogar e por fim Lima esteve muito passivo no inicio do processo defensivo da equipa. No mesmo grupo G o Celtic venceu em Moscovo o Spartak num jogo com 2 reviravoltas, resultado 2-3.

Bragão

O Braga foi à Turquia vencer o Galatasaray. Após o mau inicio em casa, muito se especulou sobre qual seria o real valor do Braga para esta competição, resposta dada num terreno complicado com o 0-2.
O Braga soube segurar os turcos e chegou a vantagem aos 27' por Ruben Micael e até ao fim da 1a parte ainda houve tempo para Éder falhar por duas vezes o 0-2. Na etapa complementar o Galatasaray correu atrás do prejuízo mas foi o Braga que aos 90', por intermédio de Alan, voltou a marcar. Para além deste Galatasaray 0 vs Braga 2, no grupo H também o Manchester United foi vencer a casa do Cluj, 1-2.

No grupo E o Chelsea celindrou o Nordsjaelland por 4-0 fora e a Juventus empatou em casa a uma bola com o Shakhtar, enquanto que no grupo F o Valência recebeu e bateu o Lille por 2-0 e o BATE Borisov surpreendeu ao vencer o Bayern de Munique por 3-1.

Assim os clubes portugueses que jogaram neste 1o dia colocam-se ambos na 3a posição dos seus grupos deixando tudo em aberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário