segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Jornada 5: Confirmaçâo

O destaque desta jornada vai para os avançados dos 4 candidatos aos lugares cimeiros da tabela classificativa. Lima, Éder, Wolfswinkel e Jackson faturaram e confirmam assim as suas veias goleadoras.

Resposta imediata

O Benfica foi à Mata Real sofrer para arrancar a ferros os 3 pontos. Num jogo em que o Paços de Ferreira entrou a ganhar logo aos 6', à cabeça dos adeptos encarnados deve ter vindo a memória do que se passára na semana anterior em Coimbra, a equipa ficar nervosa e não conseguir encontrar o caminho do golo as vezes suficientes para chegar à vitória, mas na realidade, caprichosamente, Lima recolocou a igualdade no marcador no minuto seguinte após erro craço de Cássio. O Benfica cresceu e até aos 35' controlou o jogo sendo que nos últimos 10 minutos os pacenses pegaram no jogo e tentaram chegar ao último reduto encarnado através de um agradável futebol apoiado e em ataque continuado. Curiosamente a ocasião mais flagrante nesses 10' pertenceu a Sálvio.
Na segunda parte Jesus mexeu na equipa e lançou Gaitan para o lugar de Nolito logo no recomeço. Neste período o Benfica mandou no jogo, circulação rápida da bola, boa dinâmica entre os dois flancos e a bola a chegar com perigo por algumas vezes à baliza de Cássio. O golo não aparecia e Jesus arriscava, entra Carlos Martins para render Matic. Enzo recuou ligeiramente (Grande jogo do argentino como médio centro) e a acutilância atacante do SLB aumentou dando frutos logo de seguida, 1-2 marcado por Lima aos 71'. Resultado que não se alterou até final e que levou o Benfica a colar-se novamente ao Porto no 1o lugar.

Dérbi Minhoto em Guimarães

Num dérbi sempre acalorado o Sporting de Braga levou a melhor sobre o Guimarães e venceu por 2-0.
O Guimarães começou melhor, sem criar muito perigo num jogo disputado a meio campo, teve os primeiros esboços de oportunidade. O aparecimento do Braga em jogo coincidiu com a entrada no estádio por parte dos seus adeptos estavam decorridos perto de oportunidade 20'.&
O Braga foi tomando conta das operações até chegar, por intermédio de Éder, ao primeiro golo da partida quando estavam decorridos 55'.
Os vimaranenses partiram em busca da igualdade mas a equipa do Braga juntou e fechou bem as suas linhas nunca deixando que os pupilos de Rui Vitória chegassem à igualdade. Hugo Viana, numa jogada iniciada por Ruben Micael na esquerda, fez o 0-2 com que terminou o jogo. Éder chega ao 3o golo nos últimos dois jogos e começa a fazer a delícia dos adeptos que perderam Lima para o Benfica no último dia de mercado.

Acordar ao segundo toque

O Sporting recebeu o recém promovido Estoril e teve de lutar, e muito, para conseguir pontuar.
Para os lados de Alvalade vive-se um estranho caso de bipolaridade exibicional. A equipa quando tem tudo para pôr o seu jogo em prática de forma tranquila, adormece, e quando o "aperto" se instala e já parece ser tarde demais para acordar e ter sucesso lá aparece o coração e a garra de Leão e acaba por disfarçar as mazelas sofridas.
Este sábado o Leão precisou não de um mas de dois toques na ferida para despertar. O resultado desta tardia resposta foi o empate a 2 golos, visto que quando a equipa começou a demonstrar vontade já era tarde demais para marcar 3 golos, embora tenham até estado perto de o conseguir.
Fazendo uma análise mais cuidada do que tem sido a abordagem ao jogo por parte dos verde-brancos neste início de época a equipa tem 2 momentos distintos. O momento de leitura do adversário, e o momento de reação. Ora entre estes dois momentos deveria existir um outro, o de Ação. Mas a equipa não age, a equipa conseguiu a 1a vitória na jornada anterior depois de se encontrar em desvantagem, o que levou a que neste jogo o sinal de alarme não tivesse tocado aquando do primeiro golo canarinho. No sub-consciente dos jogadores após o golo de Steven Vitória aos 45' deve ter pairado um único pensamento, qualquer coisa como: "ainda temos tempo para virar isto!"
Mas esse pensamento aliado à passividade com que a equipa regressou do balneário em nada abonou os Leões, a equipa não trouxe garra nem velocidade para mudar rumo  aos acontecimentos. Essa mesma passividade castigou fortemente os homens às ordens de Sá Pinto pois sofreram o segundo golo aos 57' por Luís Leal num lance de contra-ataque superiormente conduzido por Gerso.
Dois minutos depois Gonçalo  vê o 2o amarelo e deixa o Estoril a jogar a última  meia-hora com menos um jogador.
Sá Pinto aproveita, mexe na equipa e lança André Martins, Jeffren e mais tarde Betinho para render Xandão, Capel e Carrillo respectivamente sendo que as saídas do Espanhol e do Peruano foram alvo de alguma contestação. Daqui até ao final dos 90' o Sporting carregou com todo o coração num futebol pouco atraente, pouco rendilhado mas objetivo e de certa forma eficaz. Os frutos dessa alteração comportamental apareceram aos 75' num auto-golo de Anderson Luís após cabeceamento de Viola e aos 83' num desvio oportuno à ponta-de-lança de Wolfswinkel. Esforço insuficiente para chegar a vitória. Mas se à umas semanas atrás eu entendia o porquê da pouca criatividade atacante dos Leões, com este novo elenco que Sá Pinto coloca no terreno já me custa um pouco percebê-la. Sá Pinto tem agora que usar a característica que todos apontam como sendo a sua melhor arma. Motivar e incutir garra nos seus jogadores para abordarem o jogo desde o minuto um da mesma forma que o fizeram neste últimos 15'.

Tarantini empata Dragão

O FCP  dominou os primeiros 45' em Vila do Conde mas achou cedo demais que o jogo estava resolvido.
Com facilitade chegou várias vezes à baliza até que aos 32' James numa cobrança exemplar de um livre directo sobre a meia direita do ataque portista obriga Oblak a defender para a frente onde aparece, solto de marcação, Miguel Lopes para fazer o 0-1.
Na segunda parte o Porto baixa tudo, baixa as linhas, baixa a pressão e baixa a intensidade de jogo, do banco vem também mais um sinal de recuo, entra Fernando para o lugar de Lucho. A excepção foi um remate espetacular  de James que bateu com estrondo na barra da baliza de Oblak.
O Rio Ave vê-se desta forma convidado a subir e não se fez rogado, os vila-condenses sobem e começam a fazer pressão ao portador da bola logo à saída da área portista, num desses lances aos 78' Tarantini rouba a bola a Maicon  aguenta a carga de Fernando e à saída de Helton factura qual ponta-de-lança.
O Porto não reage de imediato e aos 85' Tarantini ganha uma 2a bola à entrada da área do adversário e sem a deixar cair remata forte e colocado sem qualquer hipóteses  para o guarda-redes dos dragões.
A perder o Porto acelerou processos e aos 89' numa boa incursão pela direita Miguel Lopes cruza para na pequena área aparecer Jackson a facturar forte de cabeça.
Numa semana o Porto deixa fugir 2 pontos para Benfica e Braga na luta pelo 1o lugar.


Sem comentários:

Enviar um comentário